quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Mas o governo confirma a linha Lisboa - Madrid...

Afinal, depois da notícia de ontem, O Governo esclarece que "Mantém-se, assim, tudo o que está em curso no que respeita ao Eixo Lisboa-Madrid".

O comunicado integral a seguir:
" Relativamente à notícia veiculada pela TVI de que o Governo português informou a Comissão Europeia que decidiu atrasar ou adiar todas as linhas de Alta Velocidade, esclarece-se o seguinte:
1) Os adiamentos decididos pelo Governo constam do PEC 2010-2013.
2) Sobre esta matéria não existe nenhuma alteração da posição do Governo relativamente aquilo que é o conhecimento público.
3) Mantém-se, assim, tudo o que está em curso no que respeita ao Eixo Lisboa-Madrid.
4) Recorde-se que o projecto de Alta Velocidade é co-financiado pelo Fundo de Coesão, disponível para execução até 2015 e por verbas das Redes Transeuropeias de Transportes até 2013.
"

Humm...o tabuleiro rodoviário ainda anda por aí. Afinal esta não foi a prenda de Natal!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Diária Digital diz-nos que o Governo decidiu adiar o TGV

Será verdade? De acordo com esta notícia, a linha Lisboa - Madrid seria também adiada. Se assim for, há um facto positivo - temos mais tempo para evitar o que, em minha opinião, é um disparate - gastar dinheiro púbico no tabuleiro rodoviário.

Do DD
"O Governo comunicou à Comissão Europeia que decidiu adiar todas as linhas do TGV, incluindo a ligação Lisboa-Madrid e o Executivo comunitário informou que Portugal não perderá os fundos comunitários afectos aos projectos, noticia esta terça-feira a TVI.
Em e-mail enviado à estação televisiva, o comissário europeu para as políticas regionais, Joahannes Hahn, refere que «o governo português informou a Comissão Europeia da sua decisão de adiar ou atrasar a construção das linhas de alta velocidade ferroviária».

«A construção das linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo foi atrasada e a linha Porto-Lisboa foi adiada», detalha o responsável. "