sexta-feira, 23 de março de 2012

Alta velocidade abandonada - é oficial

O Governo anunciou:

"O projecto de alta velocidade ferroviária está «definitivamente abandonado», refere o Ministério da Economia e do Emprego em nota, na sequência da decisão do Tribunal de Contas «de recusar a atribuição de visto ao contrato de concessão do projecto de Alta Velocidade celebrado pelo anterior governo. Segundo o Tribunal de Contas, foram detectadas, entre outros vícios, cláusulas ilegais, irregularidades no contrato de concessão e no procedimento de adjudicação do projecto».
A decisão do Tribunal de Contas «vem, na perspectiva do Governo, encerrar a polémica em torno do projecto do TGV», e o Governo «vai agora analisar com pormenor os termos do acórdão do Tribunal de Contas tendo em vista as suas consequências jurídicas e económicas de modo a defender o interesse público e os contribuintes portugueses».
Em matéria de redes ferroviárias transeuropeias a prioridade do Governo «está relacionada com as ligações de transporte de mercadorias em bitola europeia, a partir de Sines e de Aveiro, de modo a reforçar as condições para o aumento da competitividade das exportações portuguesas», como consta do seu programa. Nesta medida, «a possibilidade de no futuro explorar estas ligações, que dispensam a alta velocidade, a Espanha e a França continuarão a merecer o trabalho do governo português junto destes países e das instâncias europeias», refere ainda a nota."

Já agora, não mandem o bebé com a água do banho. A questão da bitola europeia é importante!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Uma síntese do que muda nos transportes colectivos

O que muda nos transportes, de acordo com informação do Sol. Não me vou aqui repetir sobre a estratégia do Governo, mas tenho a certeza que o plano que li não justifica estas opções.

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Os utilizadores dos transportes públicos portugueses vão, cada vez mais, ter de esperar mais tempo na paragem, andar mais para lá chegar, efectuar mais transbordos e ainda pagar tarifas mais caras. Este é o preço a pagar pela sustentabilidade operacional das empresas do sector, defendem os operadores públicos e o Governo.
Com o objectivo de equilibrar as contas das empresas públicas de transporte, o Executivo aprovou um documento orientador, não revelado oficialmente, no final do ano passado, que exige às companhias, a eliminação de viagens e reduções nas frequências (ver infografia). A estas medidas somam-se aumentos médios nos preços de 15%, em Agosto, e de 5% em Fevereiro.
Apesar de tudo, os utilizadores podem respirar de alívio. Vários dos cortes que chegaram a ser anunciados na imprensa, não vão, afinal, avançar, segundo as informações prestadas pelas empresas ao SOL. Medidas como o encerramento do Metro de Lisboa às 23 horas ou o fim do serviço nocturno da Carris foram abandonadas.
Mas uma maior «racionalização da oferta» não está colocada de parte nos próximos meses, segundo as empresas contactadas.
Lisboetas mais afectados
As reformas afectam os cidadãos de Norte a Sul, mas os mais prejudicados serão os de Lisboa, devido às alterações do Metro de Lisboa, da Transtejo e da Carris.
A operadora de autocarros e eléctricos da capital, a mais utilizada no país, vai extinguir quatro carreiras (10, 203, 777 e 790) e alterar o traçado e os horários de mais 23, no dia 3 de Março. Quem utiliza os serviços da Carris, à noite e aos fins-de-semana, vai também sentir a diferença, pois a empresa dirigida por Silva Rodrigues irá acabar com o serviço de cinco carreiras nocturnas e reduzir fortemente a operação fora dos dias úteis.
Já o Metro de Lisboa vai 'encolher'. À noite e aos fins-de-semana os comboios serão compostos por apenas três carruagens, mantendo-se as seis durante o horário diurno nos dias úteis.
Apesar de mais pequenos, os comboios vão demorar mais tempo a chegar. Se as frequências durante os períodos de ponta se mantêm estáveis, já durante o resto do dia os utentes terão de esperar com mais paciência. Especialmente, à noite: o tempo médio de espera aumentará de um minuto e 30 segundos para 10m15. Na linha verde, a mais afectada, a espera passará de 9m30 para 11m40.
Na Transtejo  já entrou em vigor um corte radical na oferta: são menos 139 frequências semanais, com os trajectos de fim-de-semana a serem os mais afectados. As ligações Cais do Sodré – Cacilhas acabam 50 minutos mais cedo, à 1h40, e Terreiro do Paço – Barreiro terminam 30 minutos antes, às 2 horas. Os barcos também vão encolher e serão mais lentos nas viagens que realizam. Em comunicado, o presidente da empresa «lamenta o transtorno causado aos passageiros».
CP altera Lisboa, mas com Porto à espera
A região de Lisboa também foi a mais afectada pelo corte da oferta da CP – Comboios de Portugal, pois as principais alterações até agora efectuadas nas linhas suburbanas foram realizadas na Grande Lisboa. Para já, a região do Porto escapa a alterações profundas, mas não estão descartados ajustes na oferta das linhas com menor procura.
A STCP já suprimiu quatro linhas, em 2011, e começou esta semana a efectuar as revisões dos horários dos seus autocarros. A empresa está «a preparar a implementação de medidas de racionalização da oferta» e «manterá as habituais revisões de percursos».
Livre destas alterações está o Metro do Porto, pois a operação está concessionada à Via Porto. Mudar o contrato custaria mais do que a poupança gerada, devido a indemnizações a serem pagas ao consórcio liderado pela Barraqueiro. Apenas em 2014 se farão as reformas
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