sexta-feira, 8 de julho de 2011

TGV Lisboa - Madrid suspenso (incluindo TTT)



O programa do Governo diz-nos o seguinte:

"Suspender o projecto de “Alta Velocidade” Lisboa – Madrid. Poderá sujeitar-se o projecto a uma reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa óptica de optimização de custos, à luz dos novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados. Uma eventual renegociação só poderá proceder de uma avaliação deste tipo"

Com esta decisão fica também "mais suspensa" a terceira travessia do Tejo.

O que penso disto?

- Sobre a necessidade ou importância da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid - não sei o suficiente nem pensei o suficiente para ter opinião definitiva. Parece que não seria economicamente viável. Reconheço algum interesse em ligar Portugal à rede europeia de alta velocidade, algum interesse estratégico. Mas é possível que o preço seja demasiado alto.
- Se existisse ligação Madrid - Lisboa em alta velocidade, não me parece que fizesse sentido parar no Poceirão. Ou seja, uma terceira travessia seria sempre, penso eu, consequência do projecto de alta velocidade.
- Existindo uma TTT, parece-me fazer sentido melhorar a ligação ferroviária com Lisboa (serviço suburbano)
- Em nenhuma das situações anteriores há qualquer justificação para incluir um tabuleiro ferroviário na TTT.

É pena que tenha de ser a crise a evitar disparates maiores.
O Governo ainda nos diz que vai "Promover o transporte público, assegurando a efectiva articulação intermodal, designadamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto". Tanto que há para fazer...o melhor é o GEOTA dar umas ideias.

1 comentário:

  1. Andam a cortar-nos subsídios, só faltava agora gastarem dinheiro dos nossos bolsos em pontes!

    ResponderEliminar