sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mais uma auto-estrada na AML?

O GEOTA enviou recentemente à APA um contributo no âmbito da consulta pública do projecto para o IC21, ligando Coina a Sesimbra. O parecer completo está na página do GEOTA.

Trata-se de um projecto de uma quase auto-estrada (com perfil 2x2 em grande parte do projecto).


O essencial da questão é também o “para quê?”. O estudo de impacte ambiental não é nada claro e não explica que tráfego pretende servir esta nova infra-estrutura. Será para o tráfego existente? Será para o tráfego induzido pelas novas construções num território já hoje massacrado? Não haverá outras soluções com menores impactes ambientais e menores custos para melhorar a mobilidade de quem se desloca de ou para a zona de Sesimbra?

São demasiadas interrogações para um projecto que nem no Plano Rodoviário Nacional está previsto. Mais um pontapé no planeamento, já de si tão coxo! E claro está que lá pelo meio aparece a componente rodoviária da TTT…que sítio bonito será esta Área Metropolitana para viver!


Eu bem sei que a Sesimbra do início dos anos 60 não daria para preservar (e se calhar nem interessava), mas não era necessária a Sesimbra de hoje. Uma foto do início dos 60, do Arquivo Municipal de Lisboa.

1 comentário: