sexta-feira, 23 de março de 2012

Alta velocidade abandonada - é oficial

O Governo anunciou:

"O projecto de alta velocidade ferroviária está «definitivamente abandonado», refere o Ministério da Economia e do Emprego em nota, na sequência da decisão do Tribunal de Contas «de recusar a atribuição de visto ao contrato de concessão do projecto de Alta Velocidade celebrado pelo anterior governo. Segundo o Tribunal de Contas, foram detectadas, entre outros vícios, cláusulas ilegais, irregularidades no contrato de concessão e no procedimento de adjudicação do projecto».
A decisão do Tribunal de Contas «vem, na perspectiva do Governo, encerrar a polémica em torno do projecto do TGV», e o Governo «vai agora analisar com pormenor os termos do acórdão do Tribunal de Contas tendo em vista as suas consequências jurídicas e económicas de modo a defender o interesse público e os contribuintes portugueses».
Em matéria de redes ferroviárias transeuropeias a prioridade do Governo «está relacionada com as ligações de transporte de mercadorias em bitola europeia, a partir de Sines e de Aveiro, de modo a reforçar as condições para o aumento da competitividade das exportações portuguesas», como consta do seu programa. Nesta medida, «a possibilidade de no futuro explorar estas ligações, que dispensam a alta velocidade, a Espanha e a França continuarão a merecer o trabalho do governo português junto destes países e das instâncias europeias», refere ainda a nota."

Já agora, não mandem o bebé com a água do banho. A questão da bitola europeia é importante!

Sem comentários:

Enviar um comentário