sexta-feira, 23 de abril de 2010

EIA – porque não se consegue procurar no PDF?

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da terceira travessia que esteve à consulta pública era composto pelo Resumo Não Técnico, Relatório Síntese e um conjunto alargado de anexos e peças desenhadas. Só o Relatório Síntese era composto por quatro partes, num total de 1807 página!

Transparência? Pelo menos, quando chegou a tarefa de analisar este estudo, tínhamos matéria de sobra para ler! Perante tal tarefa, havia que fazer uso das ferramentas informáticas, ou seja, algumas das peças teriam de ser lidas mais na diagonal, sendo a ferramenta de pesquisa no PDF uma ajuda preciosa. Pensava eu…

Depois de muitas tentativas, concluí – não era possível a pesquisa no PDF! Porquê? Eu cá prefiro pensar que foi por azar, ou por azelhice…

7 comentários:

  1. Esta é boa! Infelizmente, nada que me espante! A "transparência" tem muito que se lhe diga.

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  2. Desculpem a imaturidade. Mas isto tb não quer dizer que se pode refutar os argumentos apresentados pelo EIA, pq não são perceptíveis?

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  3. Não perceptíveis? Sim, nem sempre foi fácil. Logo de raiz havia um problema...é que tudo foi apresentado como se fosse a ponte para o TGV. Até era, mas a componenete rodoviária era muito importante, incluindo para as pessoas que poderiam estar interessadas na consulta pública.
    Reparem no título do Resumo Não Técnico, um documento destinado ao público em geral, à consulta pública
    "Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid, Lote 3A2-Troço Lisboa—Montemor(Via TTT) / Secções 01, 04, 05, 06 e
    07:Sub-Troço Lisboa/Moita/ Terceira Travessia do Tejo
    (Estudos Prévios)"
    Não parece que trata só de ferrovia?
    E lá dentro o estilo é o mesmo...vejam, por ex., o cápítulo sobre os objectivos do projecto

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  4. Essa do título é boa! Bem disfarçado, sim senhor! Ou a componente rodoviária foi um excerto (mau!) ou isto é um belo disfarce!

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  5. Ah, é verdade, um destes conto como correu a minha ida à Junta de Freguesia de Moscavide, para consultar o resumo não técnico

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  6. Eu começo por questionar a necessidade de o relatório SÍNTESE de um EIA ter 1807 páginas. Bem sabemos que o tema é muito complexo, mas afasta definitivamente a probabilidade de ser lido ser sem de forma sectorial. E o ambiente é transversal. Como sou uma pessoa de boa fé, o que acho é que se ninguém deu pela falta da ferramenta de pesquisa, é mesmo porque ninguém utiliza o relatório como ferramenta de trabalho... o que pode ser assustador...

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  7. Caro primo, amigo e colega destas lutas

    Qual a cidade do mundo que em 20 anos reduziu o tráfego automovel em 30%?
    As vezes as melhores soluções soam a campanha de publicidade barata, mas a atitude é mesmo "a cidade é para as pessoas".
    Algumas da ideias implementadas em Curitiba como trocar lixo por passes de autocarro pode "cair mal" ai no Norte mas uma coisa é certa ter uma população jovem que não sente necessidade de comprar carro porque o transporte público realmente funciona é uma vitória para as gerações seguintes.
    Vejam o filme pouco conhecido chamado "UMA VERDADE CONVENIENTE: soluções urbanas de Curitiba, Brazil" ou pelo menos obriguem os vossos políticos a vêr o filme e talvez eles percebam a diferença entre fazer a diferença e ser mais um no carrocel politico.
    Abraço do Hemisfério Sul

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