sábado, 10 de abril de 2010

A primeira mensagem - como nasceu o blog?

Este blog nasceu numa reunião em que discutimos o futuro da associação. Que rumo tomar? Que ferramentas utilizar? Que problemas enfrentamos?
Todos os presentes na reunião, que decorreu ali para os lados da Penha de França, tinham identificado um dos principais problema com que o GEOTA (será só o GEOTA?) se debate - falta de gente ou, melhor dizendo, falta de voluntários. Não estamos a conseguir, como se conseguia no passado, ter gente a trabalhar sobre temas relacionados com ambiente. Falta-nos gente nova, sentimos que as pessoas não participam como participavam no passado.
Nisto, a F. relembrou uma conversa que já temos vindo a ter. Hoje a opinião já se faz na blogoesfera e afins! Temos de aproveitar melhor este novo (será que ainda é novo?) espaço, bem como as redes sociais. As nossas tradicionais notas de imprensa estão antiquadas, está visto!
Um tema que me anda a incomodar há algum tempo é a terceira travessia do Tejo em Lisboa, em especial a componente rodoviária. Para quê? Não há onde gastar melhor o dinheiro? Já não viram todos o que vai acontecer? O exemplo da Ponte Vasco da Gama não é suficiente?
E assim nasceu o TTTpraQ! Resolvemos juntar a tal nova estratégia a este tema.
O nome? É simples...a grande pergunta é mesmo, "para quê"? Uma pergunta que se deveria fazer muito mais vezes, sobre muito mais coisas! Ora, utilizando um estilo "mais moderno" e a sigla (Terceira Travessia do Tejo em Lisboa), rapidamente se chegou ao "TTTpraQ"
Esperemos que a discussão seja viva! Esse é o principal papel de uma ONGA - dinamizar a discussão, a participação.

3 comentários:

  1. Boa sorte! O tema merece.

    ResponderEliminar
  2. Um céptico disse:

    As ONGA sempre a contra vapor!

    Foram contra a Auto-Estrada do Norte a passar na Serra D'Aire e agora a Auto-Estrada está a ser alargada, foram contra a Ponte Vasco da Gama que está agora cheia (que seria se não tivesse sido construída), agora são contra as barragens e andam sempre a falar das alterações climáticas! Querem voltar às cavernas? Haja paciência...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo Céptico,

    Como anunciámos, ficamos contentes com a discussão de ideias. O blog nasceu para discutir a componente rodoviária da TTT.
    Não irei responder sobre os temas que aponta, porque fugiriam ao tema do blog, mas também em quase todos, se não mesmo em todos, se devia ter feita a pergunta "Para quê?" ou "não há melhor alternativa para atingir o objectivo?".
    Sobre a Ponte Vasco da Gama, tenho umas ideias que irei tentar colocar num post próprio, assim que o tempo o permita.
    Deixo o desafio para que volte e discuta connosco a TTT.
    Obrigado pela participação!

    ResponderEliminar