Já estu cansado destas notícias e contra notícias.
A SIC diz-nos agora que a ponte avança daqui a 6 meses e que é rodo-ferroviária.
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Aqui discute-se a componente rodoviária da terceira travessia do Tejo (TTT) em Lisboa, ligando Chelas - Barreiro
E melhor... segundo a SIC vão faze-la com o dinheiro do TGV Lisboa-Porto-Vigo, se era para canalizar esse dinheiro que fosse para nos salvar da crise... Estes malabarismos de gestão deixam-me perplexo!
ResponderEliminarCaro Nuno Neto,
ResponderEliminarObrigado pela visita e pelo comentário.
Será que é possível utilizar fundos comunitários para a componente rodoviária?
Vou tentar peceber isso melhor.
Se o Governo decidiu construir o troço do TGV Poceirão-Caia (não discuto se é bom se mau, estou só a partir dessa hipótese), então percebo que seja necessária uma travessia ferroviária para fazer chegar o TGV a Lisboa. Ficar no Poceirão é que não entendo. Assim sendo, percebo que se desvi dinheiro da linha TGV adiada para esta, designdamente para a terceira travessia. Mas nunca para a rodovia! Isso é que não.
Afinal, até os jornais já falam em soluções de como chegar do Poceirão a Lisboa
ResponderEliminarVárias soluções: camioneta, comboios com bibitola (que circulam na bitola europeia e na ibérica), etc.
E agora, pergunto eu - mas se com 2h45 já nõa me parece fácil combater a concorrência do avião, com mais de 3 horas, será possível?
http://jornal.publico.pt/noticia/16-05-2010/como-chegar-a-lisboa-quando--o-tgv-morrer--no-poceirao-19413146.htm
A opção rodóviaria é extremamente mal pensada, basta pensar que lisboa já é um caos automovel, se vamos trazer mais carros, ninguem respira...
ResponderEliminarPois mas o concurso foi anulado porque a Mota-Engil não ganhou... e agora vai ser refeito para a Mota-Engil ganhar.
ResponderEliminarSobreo o TGV continou sem perceber porque é que ninguém fala que o TGV vai acabar em Caceres, dado que a ligação Caceres-Madrid estar segundo informação de Espanha....congelada. E porque é que não se estuda a ferrovia numa lógica global (o TGV só é útil para mercadorias e Sines-França).
Mas continuamos a viver na irrealidade.
Escelente um espaço para discussão destes temas
António Eloy
Independentemente de quem ganha o quê e porquê (e sei que isso é muito importante), temos de conseguir evitar disparates! Que os favores, se os existir, sejam para obras precisas.
ResponderEliminarJa que vao fazer uma nova ponte que façam Rodo-Ferroviaria. Temos que evitar os disparates como foi a Ponte Vasco da Gama, que nao tem compontente Ferroviaria e agora vai-nos custar milhoes a construir a ligaçao ferroviaria para o TGV.
ResponderEliminarJa que constroem uma Nova POnte que seja tembém Rodoviaria, para regular o transito podem sempre cobrar portagens exorbitantes e havera sempre ricos dispostos a pagar.
Mas, vamos gastar 500 milhões de euros (no mínimo)dos bolsos de todos , para depois colocar portagens que só alguns podem pagar? Para quê?
ResponderEliminarJá não vimos o que acontece quando se colocam portagens mais caras? Já estamos esquecidos do bloqueio da 25 de Abril?
É que depois falta a coragem política e não há maneira de regular o trânsito...
Sobre a Vasco da Gama...sim, devia ter sido rodoferroviária, e no corredor Chelas-Barreiro. E o reforço da 25 d eAbril teria sido mais barato. Mas, isso, é passado, que devemos recordar para não repetir.
ResponderEliminarQuanto à TTT e as suas valências, sugiro leitura do seguinte post
http://tttpraq.blogspot.com/2010/05/o-que-e-terceira-travessia.html