sábado, 29 de maio de 2010

Transporte colectivo ou transporte individual – um caso prático.

No outro dia um amigo elogiava o metro de Lisboa, referindo-se especificamente ao prolongamento da Linha Vermelha, da Alameda ao Saldanha.

O GEOTA há vários anos que defende a densificação do metro em Lisboa como uma das medidas necessárias para melhorar a mobilidade em Lisboa e Grande Lisboa. Uma boa rede de metro em Lisboa facilita que mais gente venha para Lisboa de transporte colectivo.

Resolvi fazer uma espécie de inquérito ao meu amigo para comparar as duas opções.
O meu amigo mora no Parque das Nações, perto de Moscavide. Desloca-se, diariamente, para a zona do Saldanha.


Opção A – Carro

Custo em gasóleo – 42 €/mês
Custo de estacionamento (parque) – 130 €/mês
Custo total – 172 €/mês (não estou a considerar os muitos outros custos de ter carro!)
Tempo demorado – 50 minutos por dia, ou seja, aproximadamente 18,3 horas/mês


Opção B – carro até Metro dos Olivais + Metro

Custo em gasóleo – 12 €/mês
Custo do Metropolitano – 18 €/mês
Custo total – 30 €/mês
Tempo demorado – 10 minutos até ao metro + 20 minutos de metro, ou seja, cerca de 22 horas/mês


Tabela comparativa das duas opções


Diz o meu amigo que em termos de stress não há comparação – o metro ganha e de longe!

Mas, pode haver um senão…muitas empresas pagam combustível ou o parque…truques fiscais!


As minhas conclusões:

- Para que não restem dúvidas que o transporte colectivo é mais competitivo, convinha que o tempo fosse igual ou menor. Quando o metro chegar a Moscavide a situação melhora.

- O meu amigo podia ir de bicicleta até à Estação do Oriente. Fazia-lhe bem e parece-me que ganharia tempo. Quando experimentas? (eu posso emprestar uma bicicleta barata para ficar amarrada lá na Estação).






4 comentários:

  1. Eu acrescentava aquelas que são, para mim, duas mais valias de andar de transportes:
    - podemos usar o tempo para outras coisas (ou seja, ganhar 40m de leitura por dia, por exemplo);
    - podemos pelo caminho comprar o jornal, ir ao multibanco, tomar um café, tudo coisas que com um carro às costas são muito mais complicadas.

    Filipa

    ResponderEliminar
  2. Filipa
    Concordo contigo, em especial sobre a primeira vantagem. Mesmo se não der para ler (para quem enjoa!) dá para pensar, coisa que no trânsito não é fácil...só dá para irritar :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro!

    Já agora, depois do estudo, o amigo desloca-se diariamente de que forma?

    Sacramento

    ResponderEliminar
  4. Desconfio que da mesma maneira, de carro!
    Confirma o que penso sobre a mudança de hábitos...não basta pesar na carteira. Ou pesa MUITO na carteira, ou tem de ser acompanhado de outras vantagens (como referiu a Filipa) e de obstáculos ao uso do carro.

    ResponderEliminar